Projeto



Sombrero é o trabalho de conclusão do curso de Cinema de Animação da Universidade Federal de Pelotas por: Ana Pessoa, Beatriz Janoni e Camila Inagaki. Pensamos em um projeto que refletisse nosso gosto e afinidade na animação, dialogando com o experimentalismo e aproximando a performance das artes visuais e cênicas, indo também além da matéria ensinada dentro da sala de aula.

A animação utiliza a técnica de Vídeo Mapping ou Mapeamento de Vídeo, usado para transformar objetos irregulares em superfície de tela para projeção. Um ator interage, em tempo real, com a animação projetada no cenário mapeado. O curta possui duração de 3'30'', com a interação do ator e mais um vídeo relato com o processo. A performance dura em média 8 minutos.

Nos distanciamos de uma exibição tradicional, com superfície e limitação de tela padrão, e levamos o projeto para um diferente local adaptado para a obra. Proporcionando a experiência coletiva do cinema em uma instalação no MALG - Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo. Foram adicionadas também dimensões extras e noções de movimento em objetos anteriormente estáticos, sincronizados com a trilha de áudio feita especialmente em um sistema quadrifônico.